neuromarketing

Afinal, o que é o neuromarketing e qual sua importância?

Picture of Adeise

Adeise

Você sabe ou já se perguntou o que é neuromarketing? Se você atua na área de marketing ou é empreendedor, saiba que pode estar perdendo mercado por não saber quais são os impactos do neuromarketing em uma empresa.

O conceito não é recente, na verdade, surgiu na década de 90 e desde então vem sendo explorados por grandes marcas, inclusive pela grande Coca Cola. Atualmente vem se tornando mais popular, visto que é uma técnica que pode ser aplicada em qualquer segmento.

Quer entender melhor o que é neuromarketing e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer? Acompanhe agora mesmo! 

O que é o neuromarketing

Sem mais delongas, o que é neuromarketing? Como a própria palavra já sugere, estamos falando de uma junção entre a neurociência + marketing. 

Na prática, o neuromarketing é uma técnica que estuda quais são as reações do cérebro de uma pessoa que está submetida a determinado estímulo. Esse estímulo pode ser uma propaganda, um anúncio, um produto… 

É claro que podemos simplesmente perguntar o que a pessoa achou de uma propaganda, por exemplo, mas ela só saberá responder aquilo que é consciente (sem contar que ela também pode mentir).

Quando falamos da neurociência, é possível conseguir informações de como o seu subconsciente reage. Ou seja, o cérebro pode ter reações positivas e negativas sobre algo que a nossa consciência nem ao menos percebe.

Entendendo esse conceito de o que é neuromarketing, fica mais fácil entender como é algo de suma importância para o mundo do marketing – mas isso será discutido logo adiante.

A Coca Cola, empresa já citada, foi uma das primeiras que investiu pesado em neuromarketing… o final da história todos nós já sabemos! 

Você quer um exemplo simples? A escolha das cores a partir da forma com que elas são recebidas em nosso cérebro é uma forma de neuromarketing, por exemplo. 

Estudos do neuromarketing trouxeram diversos insights sobre o que mais converte. E, nesse sentido, podemos falar de cores, poses nas fotos, formato das coisas, organização das informações em uma foto, como as coisas estão dispostas em uma prateleira e assim por diante. 

Qual é a importância do neuromarketing 

A essa altura já fica um pouco mais simples entender o que é neuromarketing e qual é a sua importância, não é mesmo?

Pois bem, podemos dizer que o neuromarketing consegue informações mais sensíveis sobre como uma pessoa reagiria àquilo que você está oferecendo.

Dessa forma, é possível criar produtos e campanhas de marketing embasado no subconsciente do mercado consumidor. As consequências são as seguintes:

  • Atração instantânea – o cérebro responde rapidamente ao estímulo e instantaneamente a pessoa já cria uma simpatia pelo produto/campanha
  • Agilidade na decisão da compra – isso faz com que a tomada de decisão seja mais rápida, mesmo com os concorrentes 
  • Fidelização – cria-se uma relação de cliente e marca, tornando o mercado muito mais fiel ao seu produto ou serviço

Conte com profissionais

Mesmo sabendo o que é neuromarketing, vale ressaltar que essa técnica não é simples, na verdade, é muito complexa.

Nesse sentido, é muito válido optar por agências que sejam especializadas em neuromarketing. Dessa forma você estará garantindo resultados bem mais promissores para o seu empreendimento.

A realidade é que o marketing de modo geral tem influência direta pelo sucesso de qualquer empresa e é importante investir nesse pilar.Mas, enfim, agora que você sabe o que é neuromarketing, para aumentar os seus resultados de forma considerável não deixe de conhecer a Kamalleoon.

Compartilhe:

Posts relacionados