O marketing de fidelização é uma estratégia utilizada para transformar um eventual cliente em um consumidor frequente da marca, ou seja, tem como objetivo gerar lealdade e confiança entre os consumidores para estimular a compra frequente de seus produtos ou serviços.
Para que isso ocorra, os setores de marketing e comunicação devem trabalhar de mãos dadas.
Assim, não só os produtos, mas também as ações da marca irão despertar um sentimento positivo do consumidor em relação aos seus produtos.
Na prática, o marketing de fidelização visa que sua marca seja a primeira a ser procurada quando o consumidor tiver uma necessidade ou desejo relacionado a produtos do seu nicho, mas para isso, é necessário:
- Se destacar entre as empresas do mesmo nicho;
- Driblar a concorrência;
- Criar uma conexão verdadeira com o consumidor;
- Além dos produtos, oferecer valor para os clientes.
Vale ressaltar que esse trabalho não é simples e rápido, demanda muito esforço e tempo, mas que, a longo prazo, oferece diversas vantagens para marca, como por exemplo:
- Crescimento financeiro sustentável;
- Melhor e maior qualidade do relacionamento com o cliente;
- Aumento do ticket médio;
- Geração de insights para desenvolver novos produtos e melhorar os produtos existentes;
- Alto nível de satisfação dos clientes;
- Publicidade orgânica e gratuita.
Quais são os tipos de marketing de fidelização?
Para que você possa aderir a estratégia de marketing de fidelização, se torna necessário que você saiba quais são os tipos de fidelização e qual é a melhor opção para o seu negócio.
Independente da sua escolha, saiba que é essencial estudar o perfil do seu cliente e também o comportamento de compra dessas pessoas, assim, é possível saber como se dá a percepção de valor do seu público que pode estar:
- Na experiência de compra;
- No preço;
- No posicionamento de valores da sua marca;
- No atendimento.
Desta forma, você poderá trabalhar com a maneira de fidelização que mais se encaixa com os seus consumidores, observe as possibilidades:
1. Fidelização por experiência: Acontece quando o cliente tem uma experiência de compra e um atendimento satisfatório. Se for positivo, ele continuará comprando com você. Se for negativo, pode acabar afetando a imagem da sua marca para outros consumidores.
2. Fidelização por preço: O marketing de fidelização por preço deve ser construído com cuidado, afinal, o cliente está sendo fiel ao valor do produto.
Ou seja, enquanto o preço for o melhor do mercado ele utilizará a marca, porém, no momento que a concorrência oferecer um valor melhor, ele não pensará duas vezes antes de mudar de marca.
Neste caso, é fundamental que você trabalhe com mais de uma estratégia para gerar mais engajamento com os clientes.
3. Fidelização por comodidade: No marketing de fidelização por comodidade, o cliente encontra na marca a sensação de “conforto”, seja ela gerada por fatores como facilidade na hora de realizar o pagamento, frete grátis ou até mesmo entrega rápida.
4. Programas de fidelidade: Esse modelo de marketing de fidelização oferece algumas vantagens para clientes que compram com frequência os seus produtos, como por exemplo: descontos, frete grátis, brindes e etc.
5. Fidelização real: Esse é o melhor tipo de fidelização, neste caso, o cliente está com a empresa independente de qualquer coisa. Ou seja, o consumidor analisa diversos fatores e todos contribuem para que ele utilize e promova sua marca sempre que tiver oportunidade.
Portanto, para que você consiga ter um resultado positivo de marketing de fidelização, se torna necessário conhecer o seu cliente. Como diria Kotler (pai do marketing): “ A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”.
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