O Marketing de Moda tem como principal finalidade gerenciar campanhas de marketing e promoções publicitárias para vender um produto ou marca de moda.
Ou seja, são estratégias criadas para atrair clientes em potencial.
Assim como os outros tipos de marketing, o Marketing de Moda precisa saber as preferências de diversas pessoas e encontrar as possíveis formas de fazer com que elas comprem determinada peça ou produto.
Logo, esses profissionais devem acompanhar as últimas tendências para poder chamar atenção de forma criativa aos produtos mais recentes da marca, fazendo com que novos clientes tenham vontade de adquirir o produto.
Desta forma, o profissional de Marketing de Moda anda de mãos dadas com os profissionais de marketing de vendas e designers, pois, a partir do levantamento feito por esses profissionais, é possível saber quais estilos estão vendendo mais e quais não estão.
Ou seja, Marketing de Moda está completamente atrelado ao desempenho dos negócios e as principais tendências do mercado da moda.
O que faz um profissional de Marketing de Moda?
O profissional realiza diversas responsabilidades no dia a dia, como por exemplo: planejamento de mídia, pesquisa de mercado, exibição de produtos, anúncios criativos e muito mais.
Além disso, as atividades mais importantes que ele tem que fazer são:
- Pesquisa e análise de mercado: O primeiro passo para realizar o Marketing de Moda, é saber para quem aquele produto está sendo destinado.
Assim, este profissional deve ser capaz de desenvolver diversas pesquisas (qualitativas e quantitativas) sobre as principais tendências de moda, além dos comportamentos que esses possíveis clientes têm.
Desta forma, é possível tomar decisões importantes sobre os produtos e as vendas, juntamente com a equipe de Marketing de vendas.
- Design e desenvolvimento: É fundamental que o logotipo e slogan da marca estejam completamente alinhados com as ações e estilo de vida que uma marca busca ter.
Só assim é possível criar um “laço” entre a empresa e seus consumidores.
- Desenvolver e gerenciar campanhas publicitárias: Os profissionais de marketing costumam ser muito criativos, então, eles utilizam essa criatividade juntamente com as pesquisas de mercados que já foram desenvolvidas, a fim de criar anúncios que atraiam o seu público-alvo.
Além disso, esses profissionais também gerenciam os planejamentos de mídia para distribuir de forma programada os anúncios (em revistas, televisão, jornais e plataformas digitais).
- Preços e distribuição: Esses profissionais também trabalham nas decisões dos preços e distribuição dos produtos (juntamente com a equipe de Marketing de vendas).
Logo, os profissionais de Marketing de Moda realizam pesquisas e análises de como o produto está sendo vendido nos diferentes canais de distribuição (presencial ou online), além de determinar em que lugar e com qual valor o produto deverá ser vendido.
Portanto, podemos perceber que o Marketing de Moda apresenta diversos benefícios para a empresa que deseja ter sucesso neste ramo, pois ele fortalece a imagem da marca diante do público e também da concorrência.
Desta forma, as táticas de pesquisa que são aplicadas são transformadas em dados, que mostram aquilo que o consumidor necessita.
Tendo tais informações, torna- se mais fácil investir recursos para intensificar a produção de itens, gerando mais chances de lucros e fidelização de clientes.
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