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como melhorar funil de vendas

Funil de comunicação: como melhorar a interatividade com seus usuários

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Fred Ribas

CMO Kamalleoon / Copywriter Profissional

Melhorar o funil de comunicação é essencial para que o usuário mantenha a sua jornada até o momento de efetuar a sua compra. É necessário pensar em toda a experiência que a pessoa terá e avaliar se a comunicação está fazendo sentido.

Muitos pensam que em um mundo online a comunicação ficou prejudicada, mas, na verdade, temos diferentes formas de falar com os usuários/leads de maneira eficiente. 

Neste artigo você vai compreender a respeito deste funil e quais são as dicas para melhorar essa comunicação.

O que é um funil de comunicação

O funil de comunicação anda em paralelo com o funil de vendas. Estamos falando de estágios diferentes em que o seu público-alvo se encontra. 

Por exemplo, alguém pode ter acabado de conhecer o seu produto, enquanto outras pessoas já estão bem próximas ao momento de compra. 

Sendo assim, estamos falando de uma relação gradual entre lead e produto/serviço, em que a comunicação é essencial para que ele vá evoluindo. Conheça as etapas do funil de comunicação:

  1. Conhecimento do produto
  2. Interesse no produto
  3. Desejo no produto
  4. Intenção de compra
  5. Compra

A primeira etapa é onde o usuário tem menos conhecimento sobre o seu produto e a última, como você deve imaginar, é onde ele mais conhece.

Ao decorrer dessas etapas é necessário estabelecer a comunicação para que ele continue evoluindo no processo. 

Dicas para melhorar a comunicação

A seguir você confere algumas dicas para melhorar os resultados do seu funil de comunicação:

Posts no blog

Os posts em blogs são um meio bem robusto de comunicação, em que você poderá trazer uma série de informações a respeito do seu produto.

Vale dizer que a técnica de copywriting é muito importante nesse caso, mas é essencial que tenha conteúdo tanto para o topo quanto para a base do funil.

Postagem nas redes

As postagens nas redes também são uma forma de comunicação. São mais breves, mas as imagens são ótimas para chamar a atenção. 

Um feed bem organizado e bonito traz credibilidade e prende a atenção do usuário, que acabará aprendendo mais sobre o seu produto.

Story interativo 

Postar story dá a possibilidade de interação, principalmente as enquetes e caixinhas de perguntas. Além de aumentar o seu engajamento nas redes, também é ótimo para um público que já está mais avançado no funil de comunicação.

E-mail

O e-mail marketing, quando utilizado de forma correta, pode comunicar informações e até mesmo promoções importantes. 

Com é necessário o e-mail da pessoa, se você já o tem isso significa que provavelmente aquele lead já conhece um pouco melhor sobre a sua marca.

Formas diretas de contato

E, claro, temos a forma mais direta de contato, como um chat, telefone ou até mesmo uma troca de e-mails. 

Esse caso é comum para os leads que já estão mais quentes, então não deixe de oferecer essa opção.

A comunicação deve ser de acordo com a etapa do lead

Para cada uma das etapas do funil de comunicação é necessário uma abordagem e um tipo de conteúdo. Sendo assim, não deixe de segmentar seu público para se comunicar com eles da maneira mais adequada.

Para quem está na primeira etapa, por exemplo, é válido posts no blog mais simples, em que a pessoa começa a entender melhor sobre a sua proposta e como você pode ajudá-la.

Para quem está no processo de compra, vale uma abordagem mais técnica e próxima.

Enfim, ajuste o funil de comunicação de acordo com o seu negócio e não se esqueça de manter tudo personalizado a depender da etapa. Agora, uma última dica: se você deseja mais resultados no mundo digital, conheça a Kamalleoon.

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