O marketing digital no agronegócio se tornou uma ferramenta estratégica para alavancar os negócios na agropecuária no Brasil.
É inegável que, nos últimos anos, a internet se tornou uma mola propulsora para negócios em todos os nichos, e no mundo do agro não é diferente.
Hoje, todos estão conectados com a internet e usar essa conexão a seu favor é fundamental para você, que possui um agronegócio.
Nesse artigo, você terá acesso ao Guia Completo do Marketing Digital no Agronegócio, saber mais sobre como funciona o marketing digital no agronegócio e como usá-lo a favor da sua empresa.
Continue aqui comigo, porque o negócio é “tão bão” que você vai se surpreender.
O que é o marketing digital no agronegócio
Antes de mais nada, precisamos entender o que é o marketing digital no agronegócio e como ele funciona.
Quando falamos de marketing digital, estamos falando de ferramentas no meio digital para atrairmos mais compradores para uma determinada empresa.
Essas ferramentas podem ser anúncios, sites, artigos (como este), páginas de capturas, redes sociais, etc.
Adiante, vamos entrar em maiores detalhes sobre cada uma dessas ferramentas.
Além do mais, vale lembrar que não adianta operar todas essas ferramentas sem uma estratégia adequada.
É preciso entender que “a estratégia correta” é a sua verdadeira arma na hora de trabalhar o seu marketing digital no agronegócio.
As etapas do marketing digital no agronegócio
Para operar o marketing digital no agronegócio de forma correta, é preciso entendermos que existem etapas dentro deste processo, e respeitá-las é fundamental.
Essas etapas pode ser definidas na seguinte ordem:
- Estudo da persona: é preciso entender quem é o seu comprador ideal, quais são seus maiores desejos, seus medos, suas crenças e seus valores.
Somente quando entendemos quem é o nosso comprador é que é possível criarmos uma comunicação pessoal e precisa.
- Estudo do mercado: o estudo de mercado é a etapa na qual precisamos entender quais são os preços praticados por seus concorrentes.
Além disso, esta etapa serve para entender qual é o número de concorrentes no mercado e quais são suas estratégias de marketing.
Somente dessa forma é possível criar uma campanha de marketing superior aos seus concorrentes.
- Desenho da estratégia: com sua persona bem definida e as estratégias dos concorrentes em mãos, chegou a hora de desenharmos uma estratégia superior no mercado do agro.
Com essa estratégia, é possível se diferenciar da concorrência e ganhar uma boa fatia do mercado.
- Implementação: com sua estratégia definida, chegou a hora de criar suas campanhas de marketing e colocá-las em prática.
- Acompanhamento: por último, é preciso fazer o acompanhamento das campanhas e saber se, de fato, tudo está ocorrendo como o previsto.
Este é o momento de identificar os gargalos de sua campanha e otimizar aquilo que está dando certo.
No próximo tópico, vamos entender quais são as principais ferramentas para você operar no marketing digital no agronegócio.
Ferramentas do marketing digital no agronegócio
É claro que não existe uma fórmula pronta para ser aplicada em todas as empresas.
Cada caso exige um olhar individual e uma estratégia de marketing particular.
Mas, de forma geral, existem algumas ferramentas que são de praxe em qualquer mercado. Essas ferramentas são:
- O site: o seu site precisa ter uma comunicação clara e simples, a qual qualquer pessoa seja capaz de entender.
Sua comunicação precisa conversar diretamente com a sua persona e demonstrar claramente “o porquê” sua empresa é superior aos concorrentes.
- Blog: o seu blog é uma excelente maneira de você educar o seu comprador e demonstrar que você é o especialista no seu nicho.
Outra vantagem do seu blog é a possibilidade de atrair clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por isso.
Vale lembrar que todo trabalho em blog possui um crescimento lento e precisa ser visto como um trabalho a longo prazo.
- Páginas de captura: páginas de captura são ideais para você atrair leads qualificados para o seu negócio.
Nelas, você pode oferecer algum material de valor em troca dos dados de contato do seu potencial comprador.
Esses materiais podem ser um e-book, uma palestra, um treinamento, um relatório, etc.
- Redes sociais: se você acha que redes sociais servem apenas para postar fotos pessoais, você está completamente enganado.
As redes sociais se tornaram verdadeiros canais de comunicação, onde é possível você manter um primeiro contato com seus potenciais clientes e, posteriormente, levá-los para um relacionamento mais íntimo.
É preciso criar peças que tragam um conteúdo interessante, que despertem a curiosidade e façam com que seus compradores percebam o seu diferencial no mercado.
- Anúncios pagos: depois dos passos anteriores prontos, chegou a hora de você potencializar o volume de visitantes em seu site, blog e páginas de captura.
Com anúncios pagos, é possível você fazer a distribuição desses materiais de forma acelerada e muito bem segmentada.
No próximo tópico, vamos abordar os 3 principais erros cometidos no marketing digital no agronegócio.
3 principais erros do marketing digital no agronegócio
Por ser uma ideia ainda muito nova no agro, as empresas deste setor acabam cometendo alguns erros. Os principais são:
- 1º – Descrença: muitos desacreditam no potencial do marketing digital no agronegócio e acabam deixando a internet de lado.
Mal possuem um site e deixam o mundo digital de lado, acreditando que isso é coisa de blogueiro.
- 2º – Profissionais desqualificados: outro erro clássico é colocar profissionais desqualificados para operar todas essas engrenagens.
Muitos, inclusive, acabam colocando “o sobrinho” para desenvolver este papel.
Não cometa este erro! A internet possui um grande potencial para você gerar novos negócios e você não pode colocar o futuro da sua empresa nas mãos de amadores.
- 3º – Não pensar a longo prazo: a internet não é uma máquina “caça-níquel” onde você coloca R$1 de um lado e do outro sai R$50.
É preciso ter um planejamento a longo prazo, entendendo que grandes negócios não acontecem com o esforço de um clique.
Existe um tempo de maturação entre o momento que um potencial cliente te conhece até o momento no qual ele decide fechar negócio com você.
Por isso, é preciso enxergar o marketing digital como um processo de maturação, onde você estreita o relacionamento com seu possível comprador até chegar o momento da venda.
A Oportunidade De Ouro
Como nos velhos tempos, onde existiam grandes oportunidades à procura de ouro, hoje a internet se tornou esta nova oportunidade.
Milhares de empresas no agronegócio ainda não enxergam a internet como um canal de geração de novos negócios.
Isso te dá uma vantagem “quase injusta” em relação a seus concorrentes.
Este é o momento ideal para você potencializar o seu marketing digital no agronegócio e fazer uma verdadeira fortuna no seu mercado.
A Kamalleoon é uma empresa de marketing diferente de tudo o que você já viu e podemos criar a estratégia de marketing ideal para o seu negócio.
Não perca mais tempo. Afinal, tempo é dinheiro.
Se você está no ramo do agronegócio e sabe que este é o momento certo de agir, então…
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