O que é equity? Como se cria o equity?

Picture of Fred Ribas

Fred Ribas

CMO Kamalleoon / Copywriter Profissional

O que é equity? Você já se perguntou sobre isso? Por que isso é importante para sua empresa?

Você vai saber neste artigo! Nunca se ouviu a falar tanto no equity, pois hoje temos uma nova economia muito mais complexa e competitiva. A competição nos mercados de hoje está muito maior e, por este motivo, o Equity é fundamental.

Por isso, as empresas devem se transformar para se alinharem a essa nova realidade de mercado se quiserem ser competitivas e valiosas. Uma empresa é atrativa aos olhos do investidor quando ela possui equity. Veja mais nesse artigo de hoje!

O que é equity?

o que é equity

Sobre o conceito de equity, vale ressaltar que esse termo é abrangente, mas está relacionado ao patrimônio ou valor de uma empresa.

Ou seja, equity é o valor percebido pelos investidores em relação ao seu negócio ou empresa.

Quanto mais estruturado e capaz de gerar retorno a longo prazo, o equity do seu negócio será mais valoroso.

Estamos dizendo ainda a respeito do lucro futuro que seu negócio pode ter.

Por exemplo, temos a Nubank, recentemente teve um prejuízo de 250 milhões de dólares, embora os investidores continuam investindo nessa empresa.

Sendo que ela, mesmo assim, recebeu 750 milhões de dólares de investimentos. Mas por que isso ocorre, se ela deu prejuízo?

Porque a capacidade de lucro futuro dela é imenso, daí entra o valuation, que é o quanto essa empresa vale hoje, considerando sua capacidade de lucro futuro.

Então, ao longo do tempo, ela tem um potencial evidente de trazer retorno para seus investidores.

Para alguns especialistas, quanto mais você for capaz de estruturar no seu negócio e deixá-lo atrativo aos olhos do investidor, isso torna seu equity valoroso.

Por isso, é importante entender o que fazer, e que decisão tomar de modo que seu negócio que hoje vale 200 milhões de dólares, no mês que vem possa valer, o dobro disso.

Ou seja, quanto investir e como fazer isso, são perguntas que o empreendedor deve responder para si.

o que é equity, conceito

O poder do equity: entenda!

O maior segredo das pessoas que enriquecem diz respeito ao poder do equity. O poder do equity é você antecipar o valor que seu negócio terá no futuro.

Por exemplo, Jeff Bezos da Amazon tem atualmente um patrimônio de mais de 200 bilhões de dólares; Elon Musk da Tesla, tem um patrimônio em torno de 120 bilhões de dólares; e por aí vai. O que eles têm em comum?

Eles criaram o equity ao longo do tempo ao operar negócios e fazer investimentos arriscados, mas com riscos calculados.

Nesse sentido, saiba que o valor de uma empresa, ou o equity depende de vários fatores como o faturamento atual, a margem de lucro, o potencial de crescimento do negócio, seus diferenciais competitivos, etc.

Mas de modo geral, o valor geral de uma empresa diz respeito ao seu lucro no futuro, trazido para o valor presente.

A Amazon, por exemplo, se ela gerar 50 bilhões de dólares de lucro e se ela cresce X % ao ano, com base nisso, o mercado vai entender que a Amazon vale 450 bilhões de dólares, mesmo sabendo que ela demoraria mais anos para gerar isso de lucro.

Então, quanto mais uma empresa tiver potencial de retorno futuro, mais valiosa e atrativa ela será e maior será seu equity.

o poder do equity

Como criar o equity

Para criar o equity, é preciso trabalhar alguns fatores estratégicos, tais como esses a seguir:

• O negócio não pode depender do seu fundador

Isso porque um investidor não vai querer comprar uma empresa ou investir em um empreendimento que dependa exclusivamente do seu fundador, porque isso é inviável operacionalmente.

Então, uma empresa não pode depender do dono para rodar ou operar e gerar valor para seu público-alvo. Então, tenha processos bem definidos antes de tentar vender sua empresa.

• Escalabilidade

Se seu negócio já é lucrativo e tem potencial de crescimento, o mercado vai enxergar mais valor no seu negócio.

Portanto, um dos maiores fatores para se alcançar a escalabilidade é através de uma boa estratégia de marketing.

• Recorrência

Se seu negócio gera vendas e faturamento recorrente, isso é provável que o lucro passado se repita no futuro. Então, você reduz o risco do investidor. 

Mais uma vez, o marketing se torna o fator fundamental do seu negócio.

• Lucro

Quanto mais lucro sua empresa der no futuro, mais ela vai valer, e o lucro passado entre no cálculo, para se estimar o potencial dessa empresa.

Afinal, toda empresa ou investidor almeja o lucro.

• Diferenciais competitivos

Se seu negócio tem diferenciais competitivos ou difíceis de serem copiados, o seu negócio vale mais.

Por isso, um concorrente vai ter mais dificuldade em copiar seu negócio ou ter os mesmos avanços e resultado que você.

• Processo operacionais bem definidos

Todas as operações do seu negócio devem ser pensados e desenhados de modo que outras pessoas possam tocar esses processos de modo mais eficiente e de forma a ter produtos e serviços de valor para ofertar ao mercado.

Como investir no Equity da minha empresa?

Dos 6 pontos enfatizados no tópico anterior, 2 deles estão relacionados à gestão e os outros 4 estão relacionados a um processo de marketing muito bem estruturado e definido.

Se o seu negócio possui um potencial de escala, com capacidade de fazer vendas recorrentes, e se você entende que o jogo da geração de equity é um jogo de longo prazo, então, você precisa de uma agência de marketing que possua as competências necessárias para te ajudar nessa jornada.

A Kamalleoon é uma agência de marketing especializada em geração de equity.

Para finalizar, neste artigo você viu o que é equity e o que levar em consideração para criar o equity.

E fica a dica, não adianta você pensar em equity, se você não tem uma marca forte, processos operacionais eficientes e vendas em alta escala e, para isso, você precisa de uma Agência de Marketing especializada no assunto.

CLIQUE AQUI e confira tudo o que a Kamalleoon pode fazer pelo seu negócio! Temos uma equipe especializada para te ajudar!

Compartilhe:

Deixe um comentário

Posts relacionados