Nos últimos 10 anos o mercado digital se tornou altamente competitivo e esse cenário se agravou desde janeiro de 2020, com o surgimento da pandemia. Isso fez com que várias empresas se adequassem ao novo cenário de mercado e procurassem uma consultoria de marketing digital.
Se você está considerando contratar uma consultoria de marketing para o seu negócio e não quer errar na sua contratação, então, preste muita atenção neste conteúdo.
Pois ele poderá ser o guia definitivo para você acertar na sua escolha.
Qual o papel de uma consultoria de marketing digital?
Muitas pessoas confundem consultoria com assessoria, portanto, antes de qualquer coisa, vamos entender a diferença entre esses 2 tipos de serviço.
O papel de um consultor é muito parecido com o de um médico clínico, o qual a sua principal função é a de levantar um diagnóstico e prescrever a melhor solução para o paciente.
Da mesma forma, o papel de um consultor é:
- analisar todos os processos de marketing da sua empresa;
- identificar os pontos de melhorias;
- e apresentar as soluções estratégicas.
A equipe de marketing da empresa que contratou a consultoria é quem vai implementar as estratégias sugeridas pelo consultor.
Já a função de uma assessoria é muito similar à de um médico cirurgião, o qual vai colocar a mão na massa e “consertar” o problema.
Portanto, o papel do assessor (além de realizar o diagnóstico, como o consultor) é implementar as mudanças necessárias no marketing digital da sua empresa.
Por isso, é muito importante que você tenha bem clara a diferença entre esses 2 papéis.
Caso o que você esteja procurando seja uma assessoria de marketing digital, clique aqui e saiba exatamente o que você precisa considerar antes de contratar uma agência de marketing digital.
Se a sua intenção é contratar uma consultoria de marketing digital, então, continue comigo.
Por que contratar uma consultoria de marketing digital?
Por mais que você tenha uma equipe de marketing digital e mesmo que tudo esteja indo bem, é inevitável que, em algum momento da sua jornada, você comece a enxergar o mundo dentro da sua própria bolha.
Ou seja, vários pontos cegos começam a aparecer, sem que você e sua equipe consigam percebê-los.
Isso é normal e acontece com todos os mercados.
A vantagem de contratar um consultor de marketing é que você terá uma pessoa com uma vasta experiência em diversos nichos de mercado.
Alguém enxergado o seu processo de marketing de fora, tendo a possibilidade de enxergar vários erros e gargalos que podem estar ocorrendo na sua empresa.
Desta forma, este profissional terá a habilidade e a expertise para elaborar novas estratégias de marketing para a sua empresa.
Ele trará um grande potencial de:
- aumentar seu faturamento;
- aumentar suas margens de lucro;
- diminuir custos desnecessários;
- e atrair novos compradores;
Essas são as principais vantagens em contratar uma consultoria de marketing para a sua corporação.
Quais os critérios para contratar uma consultoria de marketing digital?
Contratar uma consultoria pode ser, a princípio, uma opção muito tentadora.
Mas vale lembrar que, para que este seja um negócio viável e lucrativo, é preciso levar alguns pontos em consideração.
É sobre esses pontos que vamos conversar agora.
1º Ponto: Quantos anos de experiência esta empresa possui?
Para estar apta a prestar um serviço de consultoria, esta empresa precisa, obrigatoriamente, de um certo tempo de estrada.
Afinal, ninguém buscaria conselhos de alguém que não tem experiência em uma determinada área.
Seria como pedir uma opinião sobre casamento para um jovem solteiro que nunca foi casado.
2º Ponto: Quantos nichos de mercado esta empresa já atendeu?
Talvez, você procure alguma empresa que tenha uma vasta experiência no seu nicho de atuação mas, por mais que isso pareça contraintuitivo, ter uma empresa de consultoria com experiência em diversos nichos pode ser a melhor escolha para o seu negócio.
Isso se dá ao fato de que essa empresa terá uma visão de marketing muito mais ampla, com estratégias testadas em vários cenários.
Ela terá um arsenal estratégico muito maior do que uma empresa que tenha apenas experiência no seu ramo, ou em poucos segmentos.
3º Ponto: Quais seus cases de sucesso
Obviamente, ao contratar um serviço de consultoria, você precisa conhecer quais os cases de sucesso essa empresa possui.
O ideal é você perguntar sobre esses cases, quais foram as dificuldades encontradas, quais foram as estratégias elaboradas e o que aconteceu ao longo do processo de implementação.
É importante levar em consideração se esta empresa de consultoria fará o acompanhamento ao longo dos meses de implementação.
Algumas empresas de consultoria apenas apresentam as estratégias e, após isso, o vínculo de serviços acaba.
Este tipo de serviço pode ser ineficaz, mesmo porque, frequentemente, as estratégias precisam de implementações e ajustes durante a jornada de aplicação.
Vale lembrar que é sempre bom consultar empresas de proteção ao serviço do consumidor, como o Reclame Aqui, para ver a reputação desta empresa.
Conclusão
Esses são os principais pontos que você deve analisar antes de contratar um serviço de consultoria de marketing digital.
Eu espero que você tenha gostado deste conteúdo e, caso você não tenha decidido por uma empresa para prestar esse tipo de serviço, eu tenho um convite para você.
Quero te convidar a conhecer a Kamalleoon, a agência da qual eu sou sócio e CMO.
Nós temos uma vasta experiência em marketing digital, já atendemos mais de 70 empresas, em quase 30 nichos diferentes e seria um prazer fazer negócio com você.
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