Agência de Marketing Digital: Como acertar na escolha?

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Fred Ribas

CMO Kamalleoon / Copywriter Profissional
Se você está procurando uma agência e não sabe como escolher e quais critérios avaliar, veja aqui o que precisa analisar.

Segundo dados levantados pela Fenapro, existem mais de 67.000 agências de marketing no Brasil e muitas delas se encaixam na categoria de agência de marketing digital.

É inegável que a internet se tornou uma das ferramentas mais poderosas de vendas da atualidade.

Mas, diante de uma enxurrada tão grande de agências de marketing entrando no mercado, a pergunta que não quer calar é: 

Como escolher uma agência de marketing digital?

Nas próximas linhas você saberá exatamente o que fazer e como escolher a agência certa para o seu negócio.

Vamos lá?

Antes de mais nada, você precisa levar em conta os erros comuns que as empresas cometem ao contratar uma agência.

Os 4 erros comuns ao escolher uma agência de marketing digital

Os 4 erros comuns ao escolher uma agência de marketing digital

1º Erro: Pensar que basta estar na internet

Muitos empresários, quando trazem o seu negócio para o mundo online acreditam que, para venderem seus produtos ou serviços,  basta estar na internet.

Apesar de ser fundamental estar na internet, sem uma estratégia de marketing muito bem elaborada, a possibilidade de ter retorno financeiro é quase nula.

2º Erro: Apostar cegamente nas redes sociais

Existe uma visão distorcida da realidade, onde temos a impressão de que as redes sociais devem ser nosso investimento mais importante. 

Muitos acreditam que estar nas redes sociais e ficar enchendo seus perfis com conteúdos diariamente é o “segredo das vendas”. 

Isso também não é uma verdade. Eu conheço muitas empresas que possuem milhares de seguidores, fazem posts com frequência e, mesmo assim, não conseguem vender nada em suas redes sociais.

3º Erro: Viver de anúncios

Várias empresas pensam que a solução para seus negócios é ficar apenas fazendo anúncios.

A verdade é que fazer anúncios sem ter uma estratégia de vendas muito bem definida, geralmente, é sinônimo de dinheiro jogado fora. 

O que você precisa entender é que todas essas alternativas que acabei de citar são “meias verdades”, afinal, todas elas são válidas – desde que sejam usadas em conjunto, de forma estratégica.

Você precisa enxergar o marketing da sua empresa como uma grande máquina, com várias engrenagens que precisam agir em sincronia.

Mais a frente, vamos abordar algumas dessas engrenagens.

4º Erro: Enxergar o marketing como um gasto

Veja bem, marketing é a habilidade de atrair potenciais compradores para uma marca (ou produto).

Toda empresa vive de vendas e vendas são o oxigênio de qualquer negócio. 

Portanto, investir no marketing é um fator de sobrevivência e vida longa para qualquer marca – desde que seja feito da maneira correta.

Você precisa enxergar o marketing como um investimento, e não como um gasto. Afinal, um investimento bem feito possui um grande potencial de retorno financeiro.

O problema de enxergar o marketing como um gasto é que, geralmente, essas empresas acabam contratando uma agência de marketing pelo preço mais barato…

E não pelo potencial de lucro e faturamento que esta pode trazer de volta. 

Agora que você entendeu os erros que não pode cometer ao contratar uma agência, chegou a hora de ver o que deve ser levado em consideração.

Quando é a hora de contratar uma agência?

Quando é a hora de contratar uma agência?

Não existe um momento ideal para se contratar uma agência de marketing, mas o que eu aprendi ao longo dos nossos 6 anos com minha agência é que…

A maioria das empresas que tiveram resultados com nossos serviços são aquelas que já tinham um produto validado no mercado…

Ou seja, seus produtos e serviços já eram vendidos com regularidade.

E, em algum momento, essas empresas:

  • ou deram uma estagnada em suas vendas;
  • ou o seu investimento em marketing aumentou, baixando sua margem de lucro;
  • ou suas estratégias de marketing já não funcionavam tão bem como antigamente;

 

Portanto, caso você tenha um novo negócio, no qual o produto ainda não foi validado no mercado, o meu conselho é que você não contrate uma agência ainda

É importante que você passe por este estágio inicial por conta própria.

Além da experiência obtida, isso te dará mais clareza sobre quem é o seu comprador ideal e como o mercado reage à sua marca. 

Via de regra é assim, mas toda regra existe sua exceção.

Se você é um empresário experiente e já carrega um know-how em sua bagagem, iniciar um negócio com uma agência capacitada pode ser uma decisão inteligente. 

Bom, se você chegou à conclusão que está na hora de contratar uma agência, vamos ao próximo estágio.

Procure saber se essa agência possui uma sede e funcionários

Procure saber se essa agência possui uma sede e funcionários

Por mais que o modelo de trabalho home office esteja em alta, contratar uma agência que possua uma sede e funcionários é um fator fundamental.

Isso acontece pelo fato de que a barreira de entrada no mercado de agências de marketing é muito baixa…

Permitindo com que muitos aventureiros se arrisquem neste mercado.

Afinal, basta abrir um CNPJ, ter um computador e acesso à internet para ter sua própria agência, mas isso não garante que um bom trabalho será feito. 

Quando você contrata uma agência com um escritório, você tem maiores chances de estar contratando uma empresa séria e responsável. 

Muitos prestadores de serviços de marketing, ao serem contratados, acabam terceirizando boa parte do que foi contratado.

Isso pode apresentar um certo risco ao seu negócio, pois, um profissional terceirizado não possui comprometimento algum com você e a sua empresa.

Já uma agência que tenha uma equipe de colaboradores, possui, da parte deles, um comprometimento muito maior com o seu negócio e com seus resultados.

A próxima etapa para acertar na contratação de uma agência é:

Conheça o histórico dessa agência de marketing digital

Conheça o histórico dessa agência de marketing digital

Para não cair em ciladas, busque saber:

  • qual o histórico de serviços;
  • qual o histórico de clientes;
  • quais os cases de sucesso;
  • quantos anos de estrada possui;

Tudo isso é importante para que você não contrate um aventureiro para cuidar de uma das áreas mais importantes da sua empresa. 

Contratar um profissional inexperiente para fazer seu marketing seria como contratar um jardineiro para operar o seu coração. 

Um fator importante é ver se esta empresa possui reclamações em sites de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui!

Busque saber quais são as especialidades desta agência de marketing

Busque saber quais são as especialidades desta agência de marketing

Fazer marketing vai muito além de saber operar ferramentas e impulsionar anúncios.

É preciso ter uma visão holística do mercado e entender do comportamento humano.

Não basta fazer anúncios sem ter funis de vendas muito bem desenhados e estruturados. 

Estratégia é o nome do jogo para quem quer ter resultados e, para isso, é preciso que haja uma sincronia entre algumas especialidades imprescindíveis.

No marketing digital, algumas dessas especialidades são:

  • Pesquisa de mercado e persona: é impossível construir estratégias de marketing que funcionam sem fazer um estudo detalhado sobre o seu mercado e sobre quem é o seu comprador ideal.

  • Copywriting: copywriting é a habilidade de construir textos de vendas, baseados em técnicas de influência e persuasão. Se você quer aumentar o seu faturamento e sua margem de lucro, é indispensável ter uma agência que domine o copywriting.

  • SEO: essa é uma habilidade de construir textos que atraiam novos compradores para o seu site de forma gratuita, fazendo com que o seu site apareça nas primeiras páginas do Google. 

  • Social Media: é a parte que cuida de suas estratégias nas redes sociais, fazendo com que seus posts estejam interligados e conectados aos seus funis de vendas.

  • Anúncios pagos: ao mesmo tempo em que é saudável você ter potenciais compradores sendo atraídos de forma gratuita para o seu site, é interessante pensarmos em ações com anúncios pagos, pois isso gera uma tração maior para a alavancagem de suas vendas.

Dificilmente você terá resultados satisfatórios ao contratar uma agência que não possua profissionais que atuem em cada uma dessas áreas, citadas acima. 
Não adianta contratar uma agência de social media, ou de tráfego pago, ou de SEO, ou de copywriting, se você não possuir todas essas vertentes funcionando em harmonia.

Seria como tentar fazer um bolo usando apenas um único ingrediente.

Conclusão

Em suma, agora que você já conhece os principais pontos que devem ser levados em consideração ao contratar uma agência de marketing digital, fica muito mais fácil tomar uma decisão.

Esse é um conteúdo baseado inteiramente na minha experiência, trabalhando com o marketing digital desde 2013.

Caso você não tenha decidido sobre qual agência de marketing digital contratar para a sua empresa, eu te convido a conhecer a Agência Kamalleoon.

Clique aqui e confira tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.

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