O mercado digital tem se tornado cada vez mais competitivo e contratar uma agência de copywriting é o caminho certo para você alavancar suas vendas.
Neste artigo, você vai conhecer “como acertar em cheio” na hora de contratar uma agência de copywriting e quais “os perigos escondidos” neste novo mercado.
Antes de mais nada, precisamos desmistificar o que é o copywriting.
O que é o copywriting
De fato, muitos acreditam que copywriting se resume a “gatilhos mentais”, ou a enganar o consumidor com estratégias desleais.
Sim, muitos podem usar o copywriting para esta finalidade.
Mas a explicação mais coerente para o copywriting é:
Copywriting é a habilidade de construir scripts de vendas, baseados em técnicas de influência e persuasão.
Sempre com o objetivo final de levar o consumidor a tomar a decisão de comprar o seu produto, ou serviço.
Mas, para que isso aconteça, não basta apenas que seja escrito uma “carta de vendas”, ou um “vídeo de vendas”.
Muitos outros fatores precisam ser levados em conta na hora de contratar uma agência de copywriting.
É sobre esses fatores que vamos abordar no próximo tópico.
O que uma agência de copywriting precisa saber
A sua carta de vendas, ou seu vídeo de vendas, podem ser considerados o objetivo final de suas campanhas de marketing.
Se compararmos à seleção brasileira de futebol, eles seriam como o Neymar, na cara do gol, com a bola no pé.
Contudo, a seleção não é feita apenas de Neymar.
Existem vários jogadores, em posições singulares, com o objetivo de fazerem a bola chegar até o atacante.
No marketing, a lógica é a mesma.
Para isso, precisamos levar em consideração outras peças na sua campanha de marketing, como:
- Redes sociais
- Blog posts
- Anúncios
- Sequencia de e-mails
- Comunicação via chatbot
- Mensagens de whatsapp
- Páginas de captura
- Páginas de vendas
- Comunicação pós-vendas
- Construção de funis de vendas
- Pesquisa de mercado
- Pesquisa de persona
Contudo, todas essas engrenagens precisam estar em sincronia, conversando a mesma língua, e usando o copywriting.
É como se cada uma delas possuísse um pedacinho de uma grande carta de vendas.
Juntas, elas formam a sua campanha de marketing.
A realidade das agências de copywriting no Brasil
Infelizmente, a maioria das agências de copy no Brasil não vêem o copywriting desta forma.
Afinal, elas apenas criam cartas (ou vídeos) de vendas e, quando muito, alguns anúncios e e-mails.
Não existe uma visão de marketing global, enxergando todo o contexto da empresa atendida em uma visão 360 graus.
Não existe coerência entre todas essas peças, onde todas levam para o objetivo final: a venda!
Portanto, na hora de contratar uma agência de copy…
Você precisa analisar a fundo qual é o processo de criação desta agência.
Procure saber como eles pensam o copywriting e como eles pretendem desenvolver as campanhas de marketing da sua empresa.
Pergunte, questione, avalie cada ponto.
Afinal, é melhor perder tempo antes da contratação do que perder dinheiro depois do contrato assinado.
Quais os resultados desta agência de copywriting
Outro ponto a ser observado é os resultados que essa agência possui no mercado.
Quais foram os clientes que essa agência de copywriting já atendeu?
Quais os resultados que ela já gerou?
Quantos anos ela está no mercado?
Cada um desses pontos são importantes, afinal, você precisa ter a certeza de que está investindo o seu tempo e dinheiro no lugar certo.
Veja bem, este é um mercado extremamente novo no Brasil e, como não existem muitos critérios para a profissionalização, existem muitos aventureiros neste mercado.
Por isso, todo cuidado é pouco.
Neurocopy® – A arma secreta da sua agência de copywriting
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E nós temos uma metodologia de trabalho própria: o Neurocopy®.
Neurocopy® é a junção do neuromarketing com o copywriting.
Neuromarketing é a ciência que estuda como o cérebro humano se comporta mediante peças de marketing.
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