Philip Kotler, guru na área do marketing, chama a atenção para a necessidade de construir marcas fortes, uma vez que isso traz muitas vantagens.
Você sabia que fazer isso é essencial para gerar autoridade no mercado, atrair o consumidor e outros públicos, escalar vendas e gerar diferenciação no seu mercado?
Qual a importância de criar uma marca forte? Como criar uma marca forte?
Neste artigo, iremos abordar sobre o papel das marcas para a construção de resultados cada vez melhores. Fique aqui conosco!
O que é criar uma marca?
Criar uma marca diz respeito ao trabalho de branding, que visa construir, posicionar e gerenciar uma marca no mercado, ao mesmo tempo que sua empresa busca implementar valores que sejam reconhecidos pelas pessoas.
Talvez você não saiba, mas precisa se preocupar em criar uma marca forte para seu negócio, se deseja vendas em alta escala e mais resultados.
Vamos pegar um exemplo de marca forte?
A Coca Cola é líder no segmento de bebidas ou refrigerantes, e podemos afirmar que o trabalho de criação dessa marca tem um papel essencial nessa conquista de liderança.
E quando os consumidores são questionados sobre porque gostam da Coca Cola e os motivos para quererem tal marca, as respostas são: boas sensações, prazer, sabor, momentos felizes, por reforçar laços emocionais etc.
Então, é muito importante construir alguns atributos ligados ao seu produto, e mais que isso, buscar criar um vínculo sentimental ao criar uma marca.
Por isso, criar uma marca envolve trabalhar uma logo, construir valores, se comunicar com o público de modo assertivo, entregar experiência positiva e ter uma estratégia que abarque tudo isso.
A importância de criar uma marca forte
A importância de criar uma marca forte reside nos fatos de ser possível escalar as vendas, trazer mais resultados a longo prazo e melhorar o relacionamento com o público-alvo.
Nessa linha, Ana Couto, fundadora do Couto Branding diz ainda que criar uma marca é construir um relacionamento diferenciado com todos os públicos, e não só com o consumidor.
Veja as possibilidades ou vantagens de quando se tem uma marca forte:
⦁ Diferenciação nos mercados
É importante criar uma marca forte, pois a rivalidade nos mercados costuma ser alta, por isso é importante atrair o público e fidelizá-lo junto a seu negócio.
Quando sua empresa tem essa preocupação, a tendência é o maior reconhecimento e identificação da marca por parte do público, o que gera mais vendas e resultados para sua empresa.
⦁ Otimiza sua autoridade
Ter mais autoridade é muito importante para uma marca. Algumas marcas fazem isso tão bem que a marca fica integrada ao produto, como é o caso da Maizena, uma vez que este nome se refere à marca, mas muitos tratam o produto como Maizena.
Então, mesmo que outras marcas vendam o amido de milho, as pessoas vão reconhecer a autoridade do produto Maizena em primeiro lugar.
⦁ Gera fidelidade por parte dos clientes
Os clientes se sentem mais atraídos quando a marca á mais fácil de ser identificada, o que é possível com a estratégia de criação da marca.
Geralmente, os clientes querem garantia de qualidade e confiança; e quando eles encontram isso em uma marca, eles querem ter a certeza que irão poder contar com isso sempre.
Nesse sentido, um bom trabalho ou estratégia de branding permite ter esse reconhecimento, o que traz mais segurança para os clientes. E a consequência disso será uma maior fidelização dos clientes e mais vendas.
Sabe por que? Porque o cliente vai indicar seus produtos e você vai vender cada vez mais!
⦁ Humaniza a marca
Philip Kotler, importante estudioso na área do marketing, em seus estudos sobre o Consumidor 4.0, diz que hoje as empresas devem se preocupar em criar uma marca que se comporte como um “membro da comunidade”.
Portanto, conhecer os valores do público em geral e buscar criar conexões com essas pessoas, ter uma apresentação de forma ética e mostrar a essência da marca, é essencial para fidelizar clientes e construir uma humanização da marca.
Como criar uma marca forte
Como criar uma marca forte? Vamos ver sobre essa estratégia essencial para conquistar a autoridade de sua marca e gerar reconhecimento e vendas em escala.
⦁ Entenda o significado da marca
Entenda qual a proposta de valor de sua marca. O que ela quer entregar? Quais são seus valores?
Pense no significado que ela quer deixar na vida das pessoas. Pensou? O que a empresa pode fazer para atender e superar as expectativas do público-alvo?
Somente assim, respondendo a essas questões, é possível trabalhar um branding consistente.
⦁ Use mensagens consistentes
Mas o que é uma mensagem consistente na hora de criar uma marca?
É tudo aquilo que transmite uma ideia principal sobre sua marca.
Diz respeito a esse conjunto de características:
- Tom da mensagem;
- A linguagem usada;
- Recursos, como o slogan;
- Os canais utilizados na comunicação.
Ou seja, definir a forma de se comunicar com as pessoas, é essencial para a criação de uma marca forte.
⦁ Atenda as expectativas do público
Se sua empresa não se preocupar em atender e se alinhar às expectativas do público, dificilmente, ela irá criar uma marca forte.
Para isso, é preciso conhecer mais a respeito do que as pessoas esperam de uma empresa que atue no seu segmento de mercado.
Assim, fazer pesquisa é essencial para conhecer mais sobre as necessidades e desejos do seu público. Somente assim, sua empresa consegue se alinhar e trabalhar uma estratégia de branding para suprir essas expectativas.
⦁ Crie uma imagem positiva
Sua empresa precisa ficar longe de ações ou de acontecimentos que tragam uma avalição negativa por parte o público. Então, isso envolve cuidar da imagem da marca.
Por exemplo, a Netflix é uma referência de mercado quando o assunto é marca forte. Por isso, a empresa tem mantido ao longo dos anos, um engajamento em causas sociais, tem uma linguagem bem humorada e busca zelar da marca.
Então, isso tudo é importante na hora de criar uma marca forte.
Por fim, neste artigo você conferiu sobre a importância de criar uma marca forte e como fazer isso.
E mais, não adianta você pensar em criar uma marca forte, se você não tem um propósito e as estratégias certas voltadas para isso.
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