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MARKETING 5.0

Entenda tudo sobre o Marketing 5.0

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Fred Ribas

CMO Kamalleoon / Copywriter Profissional

O conceito Marketing 5.0 foi criado pelo autor e economista norte-americano Philip Kotler, também conhecido como “pai do marketing”. 

Marketing 5.0

Nessa nova definição de Marketing, Kotler traz a tecnologia como fator primordial das estratégias de negócio.

Diante de todas as mudanças e transformações causadas pela pandemia da Covid-19, o Marketing 5.0 surge com o intuito de utilizar todas as tecnologias disponíveis para não só para realizar o contato entre clientes e a empresa, mas também gerar informações em tempo real para todos os colaboradores.

Esse conceito de Marketing 5.0 de Philip Kotler é explicado em um livro de 256 páginas que foi intitulado: “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”

Vale ressaltar que esse livro foi publicado em 2021, portanto, teve influência da pandemia para contextualizar a forma que os setores da economia foram afetados e como os consumidores mudaram seu comportamento.

Desta forma, percebemos que várias ferramentas do campo tecnológico começaram a crescer. 

Logo, percebemos que a influência do Marketing 5.0 está completamente relacionada a forma que essas novas tecnologias passaram a fazer parte das nossas vidas e transformar nossa realidade.

Como por exemplo:

  • Inteligência artificial (IA)
  • Realidade virtual (VR)
  • Realidade aumentada (AR)
  • Sensores e robótica
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN)
  • Internet das Coisas (IoT)

Assim, cabe às empresas utilizarem todas essas tecnologias, a fim de melhorar suas estratégias e operações de Marketing.

Quais são os componentes do Marketing 5.0 segundo Kotler?

O Marketing 5.0 segundo Philip Kotler, está relacionado a essas novas tecnologias e também aos novos desafios que as empresas terão para incluir, criar, comunicar e entregar valor ao cliente.

Entenda tudo sobre o Marketing 5.0

Desta forma, essas novas tecnologias permitem que o Marketing seja direcionado por dados, preditivo, contextual, aumentado e ágil.

  • Marketing baseado em dados: é necessário que todas as tomadas de decisões sejam baseadas em dados concretos, tais recursos devem ser coletados em diversas fontes, tanto internas, quanto externas.
  • Marketing Ágil: é a segunda disciplina crítica para otimizar o Marketing 5.0, o principal objetivo é aumentar a agilidade e eficiência das estratégias feitas pela equipe de marketing. 

Além disso, esse processo pode ser dividido em dois grupos:

  1. Equipes descentralizadas;
  2. Equipes multifuncionais.

Esses dois grupos devem trabalhar de forma rápida e eficaz para levar respostas mais rápidas ao mercado, além de garantir a otimização das estratégias de marketing.

  • Marketing preditivo: analisa os dados, a fim de encontrar tendências de mercado e padrões de comportamento, garantindo que a empresa fique preparada e prevenida, caso haja alguma oportunidade ou ameaça no mercado.
  • Marketing contextual: o principal objetivo do marketing contextual, é criar uma experiência personalizada para cada indivíduo, ou seja, apresentar o produto certo para a pessoa certa.

Geralmente essas “personalizações” ocorrem no meio digital, mas algumas empresas estão tentando aderir esse conceito para o mundo físico, proporcionando uma nova experiência ao consumidor.

  • Marketing aumentado: vem sendo muito utilizado pelas empresas, o marketing aumentado tem como finalidade, utilizar assistentes virtuais ou chatbots para melhorar a experiência do consumidor.

Assim, a empresa cria um atendimento otimizado e personalizado para cada cliente.

Como aplicar o Marketing 5.0 na sua empresa?

Marketing 5.0 - saiba tudo - Kamalleoon

Como você percebeu, o Marketing 5.0 pode te ajudar a otimizar o seu negócio, além de utilizar novas tecnologias que dão ao consumidor novas experiências, assim se torna necessário que você invista em:

  • Novas tecnologias;
  • Metodologias ágeis;
  • Ecossistema de dados;
  • Estudo do consumidor.

Se você não sabe como aplicar o Marketing 5.0, ou precisa de uma equipe treinada para otimizar todos esses processos de marketing digital da sua empresa, entre em contato com a KAMALLEOON e dê o primeiro passo para sua nova experiência digital. 

Nós somos uma agência de marketing diferente de tudo o que você já viu, e utilizamos todos os preceitos do Marketing 5.0 na criação de campanhas de marketing para nossos clientes. 
Acesse: https://kamalleoon.com.br/servicos/

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