O conceito Marketing 5.0 foi criado pelo autor e economista norte-americano Philip Kotler, também conhecido como “pai do marketing”.
Nessa nova definição de Marketing, Kotler traz a tecnologia como fator primordial das estratégias de negócio.
Diante de todas as mudanças e transformações causadas pela pandemia da Covid-19, o Marketing 5.0 surge com o intuito de utilizar todas as tecnologias disponíveis para não só para realizar o contato entre clientes e a empresa, mas também gerar informações em tempo real para todos os colaboradores.
Esse conceito de Marketing 5.0 de Philip Kotler é explicado em um livro de 256 páginas que foi intitulado: “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade” .
Vale ressaltar que esse livro foi publicado em 2021, portanto, teve influência da pandemia para contextualizar a forma que os setores da economia foram afetados e como os consumidores mudaram seu comportamento.
Desta forma, percebemos que várias ferramentas do campo tecnológico começaram a crescer.
Logo, percebemos que a influência do Marketing 5.0 está completamente relacionada a forma que essas novas tecnologias passaram a fazer parte das nossas vidas e transformar nossa realidade.
Como por exemplo:
- Inteligência artificial (IA)
- Realidade virtual (VR)
- Realidade aumentada (AR)
- Sensores e robótica
- Processamento de Linguagem Natural (PLN)
- Internet das Coisas (IoT)
Assim, cabe às empresas utilizarem todas essas tecnologias, a fim de melhorar suas estratégias e operações de Marketing.
Quais são os componentes do Marketing 5.0 segundo Kotler?
O Marketing 5.0 segundo Philip Kotler, está relacionado a essas novas tecnologias e também aos novos desafios que as empresas terão para incluir, criar, comunicar e entregar valor ao cliente.
Desta forma, essas novas tecnologias permitem que o Marketing seja direcionado por dados, preditivo, contextual, aumentado e ágil.
- Marketing baseado em dados: é necessário que todas as tomadas de decisões sejam baseadas em dados concretos, tais recursos devem ser coletados em diversas fontes, tanto internas, quanto externas.
- Marketing Ágil: é a segunda disciplina crítica para otimizar o Marketing 5.0, o principal objetivo é aumentar a agilidade e eficiência das estratégias feitas pela equipe de marketing.
Além disso, esse processo pode ser dividido em dois grupos:
- Equipes descentralizadas;
- Equipes multifuncionais.
Esses dois grupos devem trabalhar de forma rápida e eficaz para levar respostas mais rápidas ao mercado, além de garantir a otimização das estratégias de marketing.
- Marketing preditivo: analisa os dados, a fim de encontrar tendências de mercado e padrões de comportamento, garantindo que a empresa fique preparada e prevenida, caso haja alguma oportunidade ou ameaça no mercado.
- Marketing contextual: o principal objetivo do marketing contextual, é criar uma experiência personalizada para cada indivíduo, ou seja, apresentar o produto certo para a pessoa certa.
Geralmente essas “personalizações” ocorrem no meio digital, mas algumas empresas estão tentando aderir esse conceito para o mundo físico, proporcionando uma nova experiência ao consumidor.
- Marketing aumentado: vem sendo muito utilizado pelas empresas, o marketing aumentado tem como finalidade, utilizar assistentes virtuais ou chatbots para melhorar a experiência do consumidor.
Assim, a empresa cria um atendimento otimizado e personalizado para cada cliente.
Como aplicar o Marketing 5.0 na sua empresa?
Como você percebeu, o Marketing 5.0 pode te ajudar a otimizar o seu negócio, além de utilizar novas tecnologias que dão ao consumidor novas experiências, assim se torna necessário que você invista em:
- Novas tecnologias;
- Metodologias ágeis;
- Ecossistema de dados;
- Estudo do consumidor.
Se você não sabe como aplicar o Marketing 5.0, ou precisa de uma equipe treinada para otimizar todos esses processos de marketing digital da sua empresa, entre em contato com a KAMALLEOON e dê o primeiro passo para sua nova experiência digital.
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