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O que é valuation? Qual a importância para sua empresa?

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Fred Ribas

CMO Kamalleoon / Copywriter Profissional
Qual a importância do valuation

O que é valuation? Por que isso é importante para seu negócio, ou empresa? Quais os tipos de valuation?


Entender sobre valuation significa saber que sua empresa com toda a sua estrutura tangível ou intangível, tem um valor de mercado.

Todos os dias, encontramos na mídia, empresas que foram vendidas, ora por uma quantia incrível, ora por um preço injusto, ao nosso modo de ver.

Mas o que está envolvido no cálculo do valor de uma empresa e a sua importância, e o que está por trás de um valor de uma marca, você vai saber neste artigo de hoje. Veja mais!

O que é valuation?

O termo valuation ou em português, avaliação de uma empresa, diz respeito ao valor de sua empresa.


Nunca foi tão importante trabalhar numa perspectiva de longo prazo para tornar uma empresa, ou marca valiosa no mercado, pois isso tem suas vantagens econômicas e de outras naturezas.

Seu cálculo, geralmente, é feito se baseando no valor presente da mesma, incluindo a sua capacidade ou valor de mercado para o futuro.

Isso abarca a percepção de investidores e a percepção dos clientes sobre o valor de sua marca, ou negócio, pois para se chegar ao valuation, envolve ver a posição competitiva de seu negócio no mercado, bem como a previsão de retorno dos investimentos na empresa.


Como diz João Kepler, investidor e empreendedor, o valuation depende muito mais de o quanto o investidor estaria disposto a pagar por sua empresa ou negócio.

Isso porque, às vezes, você chega a uma avalição X de sua empresa. Mas a pergunta que se dever fazer é: o investidor pagaria o mesmo montante por sua empresa, conforme sua projeção?

Então, o valuation envolve também essa variável.

O que é valuation - importancia

Qual a importância do valuation?

O valuation é importante para seu negócio, pois ter conhecimento do valor de sua empresa é relevante para ter uma ideia de crescimento do negócio ao longo do tempo, e assim, tomar decisões, considerando sua capacidade de retorno futuro.


Com isso, tem como saber quais são os fatores que mostram um valor abaixo da média do mercado e, assim, buscar ações ou estratégias de reversão, de modo a tornar o negócio mais promissor.

Além disso, é importante calcular o valuation para que os investidores vejam o seu negócio de modo atrativo, se for o caso, e assim estabelecer o valor justo das ações no mercado.

Dessa forma, evita-se tomar decisões não assertivas em relação ao preço das ações ou outros fatores.

Bem como, fazer isso permite entender os fatores estruturais que juntos ou combinados, dão valor final a sua empresa. Assim, mais uma vez, tem como descobrir todo o potencial de sua empresa no tempo presente e futuro.

E mais, a importância do valuation reside no fato de entender quais seriam as estratégias mais assertivas para seu negócio, incluindo as estratégias de marketing a serem aplicadas para se ter melhores vendas e resultados.

Qual a importância do valuation

O que é considerado no cálculo do valor de sua empresa?

Para calcular o valuation é preciso considerar alguns fatores, para descobrir o quanto vale sua empresa.


Vale lembrar que o histórico de operações e resultados de sua empresa também entram em consideração, embora para as empresas mais novas, isso é mais complicado de se fazer.

Fazer esse cálculo é interessante para saber o quão valoroso é investir na sua empresa. Os fatores que são levados em consideração são estes:

⦁ Fluxo de caixa
Considerando o fluxo de caixa, faz-se uma estimativa voltada para os próximos períodos, com isso, são considerado alguns fatores envolvidos no negócio, como capital humano, capacidade de inovação da sua empresa, maquinário, finanças etc.

Pelo meio do fluxo de caixa, é aplicada uma taxa de desconto, trazendo o seu valor para o tempo presente. Esse é o meio mais utilizado.

⦁ Taxa de desconto
Trata-se do valor que mostra os riscos do negócio com outros investimentos feitos.

⦁ Valor atual
Diz respeito à soma dos dois valores acima, o que resulta no preço atual do negócio e considera-se outros fatores futuros.

O que torna uma empresa valiosa no mercado?

Uma empresa com valuation alto envolve vários fatores, como você verá aqui.

Lembrando que o caminho mais rápido para tornar sua empresa valorosa é fazer um marketing, onde você consiga gerar valor e fortalecer sua marca, e no qual você consiga escalar suas vendas.

Dentre os fatores que tornam sua empresa valorosa, estão:

⦁ Ter um propósito

As marcas fortes e memoráveis são aquelas que têm um propósito e uma identidade única. Elas se voltam para melhorar a vida das pessoas.

E ao fazer o marketing, elas buscam comunicar essa identidade e propósito para as pessoas.

A Apple uma das empresas mais valiosas do mundo, chegou a esse domínio ao focar numa tecnologia de ponta que entregasse ao consumidor, a melhor experiência ao usar seus dispositivos, como o iPhone.

⦁ Comunicação ativa

As grandes marcas buscam se comunicar com as pessoas de modo ativo e interativo. São empresas que encantam as pessoas ao participarem de conversas e responder dúvidas diretamente e em tempo real.

O Facebook e Twitter são protagonistas nisso, eles fazem interações que se conectam com as pessoas de um modo único, tornado, assim, uma marca memorável.

⦁ Processos operacionais consistentes

Continuando, para ser ter bom valuation, as melhores empresas ou empresas mais valiosas do mundo são focadas na melhoria contínua e tornam seus processos eficientes a cada dia, de modo a entregar um resultado promissor, cada vez mais.

São empresas obcecadas pelos detalhes e procuram investir em processos, tecnologias e automatização para gerar agilidade e eficiência, embora o lado humano está sempre presente nesses processos.

Isso tudo possibilita entregar maior valor ao consumidor e aos outros públicos da empresa.

Para finalizar, neste artigo você viu o que é valuation? Qual a sua importância para sua empresa.

E fica a dica, não adianta você pensar em valuation, se você não tem uma marca forte, processos operacionais eficientes e vendas em alta escala.

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