Atualmente, é essencial que as pessoas que possuem empresas (CEO’s ou CMO’s) ou até mesmo gerentes de marketing ou vendas saibam a importância dos processos de marketing.
Isso é importante para que possam implantar, gerenciar, monitorar e otimizar a sessão de marketing de uma empresa.
O processo de marketing consiste na estruturação das atividades de marketing dentro de uma empresa.
Ou seja, a instituição designa profissionais que tem como objetivo traçar um planejamento, além de serem responsáveis pelo cumprimento dos objetivos, assim, tudo que foi planejado poderá ser realizado.
Logo, o processo de marketing é atemporal e moldável, já que sua finalidade é sempre trazer melhorias e novidades em toda vida útil de uma organização.
Quais são as etapas do processo de Marketing?
Para compreender quais são as etapas do processo de Marketing, se torna necessário conhecer as quatro etapas que são fundamentais para que a empresa alcance os objetivos traçados no planejamento.
Além disso, é importante salientar que, a qualquer momento, essas etapas podem passar por ajustes estratégicos.
Assim, a empresa pode garantir o sucesso da execução do planejamento.
- Análise de mercado- Esse é o primeiro passo para poder desenvolver um processo de marketing, já que, é o momento que a empresa realiza uma análise do público-alvo, além de definir em qual segmento irá atuar.
Assim fica mais fácil suprir as necessidades do cliente final.
Em seguida, é essencial que a empresa defina qual imagem deseja passar para os seus consumidores.
Logo, é necessário que a instituição apresente seus valores para que o público possa escolher se vai ou não frequentar ou comprar os produtos dessa organização.
A pesquisa de mercado ajuda a conhecer mais o público-alvo a partir de dados e também ajuda a saber mais sobre a concorrência.
Um meio que vem sendo muito utilizado é a análise SWOT que é dividida em quatro partes:
- Strengths (Forças): vantagens sobre a concorrência;
- Weaknesses (Fraquezas): desvantagens sobre a concorrência;
- Opportunities (Oportunidades): fatores positivos (externos);
- Threats (Ameaças): fatores negativos (externos).
- Plano de mix de marketing: O mix de marketing, são fatores que são controlados internamente.
Logo, são divididas em quatro etapas, os famosos 4p’s de Kotler:
- Produto: todas as características e benefícios do produto;
- Preço: valor do produto e a comparação com a do mercado/concorrência;
- Praça: onde será vendido, como será distribuído e onde será estocado?
- Promoção: Onde e como o produto será divulgado?
- Implementação do marketing: Este processo está relacionado com a promoção do produto, logo, são traçados processos estratégicos e operacionais relacionados a divulgação do produto.
- Monitoramento de marketing: O último passo do processo de marketing é o monitoramento do produto, nessa etapa, os processos são revisados e são realizadas análises dos dados recolhidos durante toda a execução.
Vale ressaltar que esse monitoramento pode ser feito trimestralmente, bianualmente ou anualmente. Além disso, a empresa pode realizar análises diárias ou semanalmente no setor de “marketing online”.
Neste caso, são analisadas a interação com o público e as publicações feitas na internet.
Outro fator importante é que, neste processo, são realizadas as avaliações financeiras, ou seja, os profissionais observam se o processo de marketing trouxe resultados positivos para a empresa.
Desta forma, é possível alterar alguma etapa do processo, ou mantê-las, caso haja sucesso nesse planejamento.
Portanto, as etapas do processo de Marketing são fundamentais para otimizar o desempenho de uma empresa perante o mercado.
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